logo_frontpage

XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação

Revolução, Modernidade e Memória
Caminhos da História da Educação

Instituto de Educação | Universidade de Lisboa

20-23 julho 2021

Informações sobre o funcionamento do CIHELA 2021

 

O XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação, que se realizará de 20 a 23 de julho de 2021, desenrolar-se-á, tal como já comunicado, no formato digital.

Como tal, o novo local de realização do Congresso será uma plataforma digital a qual será, a partir de agora, referida como Webapp.

A Webapp será assim o venue do congresso, potencializando assim um congresso com mais interação e informação do que usando canais como o Zoom, Teams ou similares.

Em todo o caso, um congresso digital é diferente de um congresso presencial e, por isso, o programa forçosamente sofrerá algumas alterações no seu formato. O programa do congresso irá, como normalmente, incluir as conferências plenárias e as sessões paralelas com os painéis e com as comunicações orais; no entanto, as regras de apresentação serão diferentes para tentar dar resposta a desafios como as diferenças horárias e o combate à exaustão digital.

Para ajudar a compreender as mudanças, passamos a explicar algumas das diferenças que irão existir:

 

  • As sessões paralelas (painéis e comunicações), serão apenas sessões de discussão, permitindo que haja um maior desenvolvimento do tema da sessão, potenciando uma maior interação dos participantes com os oradores;

 

  • As apresentações de painéis e de comunicações orais passarão a ser feitas através da gravação de um vídeo (mais informações serão, entretanto, enviadas aos autores) e serão disponibilizados para consulta na Webapp antes da data do congresso, permitindo a visualização de todos os trabalhos por forma a que nas datas do congresso os participantes saibam já quais as sessões de maior interesse a assistir.

 

  • A possibilidade de ver os vídeos previamente possibilitará, ainda, que possam assistir às apresentações todas do congresso, o que no formato presencial não é possível;

 

  • A discussão será feita oralmente apenas pelos apresentadores, sendo que todas as questões dos participantes (público) serão colocadas apenas por escrito, uma vez que se trata de um congresso com centenas de participantes e, por isso, é essencial manter a boa organização das sessões;

 

A discussão das sessões será sempre moderada por um participante indicado pela Comissão Organizadora.

A Webapp, terá ainda uma área reservada para os vídeos, que terá informação sobre os autores de cada trabalho. Mesmo depois do congresso, todas as gravações, inclusive das discussões, estarão disponíveis por 1 mês na Webapp.

 

Saudações cordiais!

A Comissão Organizadora do XIV CIHELA


Português
Español Português