logo_frontpage

XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação

Revolução, Modernidade e Memória
Caminhos da História da Educação

Instituto de Educação | Universidade de Lisboa

20-23 julho 2021

INFORMAÇÃO ATUALIZADA SOBRE O FUNCIONAMENTO DO CIHELA 2021

 

Como é do conhecimento geral, o CIHELA 2021 será realizado apenas no formato virtual.

Por este motivo foi tomada a opção de que todas as sessões sejam apenas de discussão, sendo as apresentações das comunicações individuais e dos painéis disponibilizadas, como gravações, na WebApp do Congresso (WebApp será a plataforma onde o congresso irá decorrer).

Posto isto, deixamos uma explicação sobre como serão as sessões do congresso:

 

FORMATO DAS SESSÕES

As sessões do Programa do Congresso serão dedicadas apenas à discussão dos vídeos pré-gravados, tanto das comunicações individuais como das integradas em painéis.

Apenas as Conferências, a Mesa Redonda, as Sessões de Abertura e de Encerramento e a Assembleia se irão realizar “em direto” no horário estipulado no Programa.

É esperado que os participantes que pretendam assistir às sessões de discussão tenham visto as pré-gravações das comunicações, por forma a poderem interagir de forma ativa nas sessões de discussão, colocando as suas questões por escrito e dinamizando assim as referidas sessões.

Cada sessão de discussão terá a duração de 45 minutos.

Apenas os intervenientes nas comunicações individuais (ou seja, apresentadores e moderador da sessão) e dos painéis (ou seja, coordenadores, comentadores e os apresentadores das contribuições do painel) das sessões a decorrer irão aparecer com acesso a vídeo e áudio na WebApp.
Os restantes participantes terão apenas a possibilidade de intervir/fazer parte da discussão por escrito e sem vídeo.

Os participantes podem colocar as questões antes e durante as sessões de discussão, mas apenas por escrito.

Para uma melhor gestão dos momentos de discussão, serão os moderadores das sessões de comunicações individuais a lerem as questões colocadas pelos participantes, enquanto os apresentadores darão as respetivas respostas.
No caso dos painéis, deverá ser o Coordenador a fazer a introdução ao painel e ao tema, enquanto os comentadores devem encarregar-se de fomentar a discussão entre todos os membros do painel, incluindo as questões colocadas pelos participantes. A gestão da sessão de discussão de painéis pode ainda ser gerida em conjunto entre os coordenadores e comentadores, se assim o entenderem.

 

Tal como informado aos autores de Comunicações individuais, cada comunicação deverá ser gravada (até um máximo de 20 minutos) pelo autor que irá participar na sessão de discussão, ou seja, o autor apresentador.
Essa gravação deverá ser enviada, até 31 de maio, através do link já providenciado.

 

Para os painéis, as gravações (até um máximo de 20 minutos cada) devem ser feitas pelos autores apresentadores das contribuições que compõem o painel e depois enviadas para o Coordenador do painel. Deverá ser o Coordenador a enviar todas as gravações de uma só vez, até 31 de maio, através do link já providenciado.

 

Os autores que utilizem slides como apoio à apresentação devem utilizar o template disponibilizado.

 

Todos os vídeos pré-gravados (comunicações individuais e painéis) serão disponibilizados na WebApp (plataforma onde decorrerá o congresso) a 09/07/2021, data em que poderá começar a ver as apresentações de todos os colegas que farão parte do programa.

Todas as gravações estarão acessíveis através de pesquisa pela sessão, data, autor, título, etc.

Os vídeos das comunicações continuarão disponíveis na WebApp até dia 31 de julho.

 

Saudações cordiais!

A Comissão Organizadora do XIV CIHELA


Português
Español Português